Companhia aérea formalizou interesse ontem junto a Anac

Agora é oficial. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) recebeu ontem solicitação da Azul Linhas Aéreas, que pede autorização para operar quatro voos - dois de ida e dois de volta - entre Marília e o aeroporto de Viracopos (Campinas), com início previsto para o dia 3 de maio.

A Anac já deu início a avaliação do pedido, que consiste na análise da documentação da companhia aérea e a segurança operacional. Em seguida a solicitação passa pelos crivos do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo), no que diz respeito a infraestrutura aeroportuária disponível, e do Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), que irá observar os horários e rotas disponíveis no espaço aéreo.

O Daesp se antecipou e divulgou recentemente laudo confirmando a capacidade do aeroporto local de receber as aeronaves ATR 72 - 68 lugares - operadas pela Azul. O restante do trâmite deve correr de forma rápida e a resposta sai dentro de alguns dias.

Os embarques em Marília estão previstos para ocorrer às 10h05 e às 18h25. De Campinas para Marília os voos partirão às 8h30 e 16h50, todos com tempo de viagem estimado em uma hora. Quem for a Campinas terá a disposição o serviço gratuito de ônibus até diversos pontos da capital paulista, como aeroporto de Congonhas e terminal rodoviário da Barra Funda.

Os usuários do transporte aéreo comemoram o anúncio. “Marília precisa de um atendimento a altura. Tomara que a Azul chegue aqui com a mesma seriedade com que atua em outras cidades”, diz o consultor Wagner José Montoro.

Anac acompanha cancelamentos da Pantanal

Ontem os voos da Pantanal voltaram a apresentar problemas com o cancelamento dos dois embarques - 9h15 e 17h20 - com destino à Congonhas.

Com esses, já são pelo menos oito cancelamentos desde o início do mês e a Anac informou que acompanha o caso.  

A agência reguladora realiza o monitoramento diário dos voos e pode até cancelar a autorização de voo da Pantanal caso ela não cumpra ao menos 80% de suas operações programadas.

Para o engenheiro Marcos Isaac, que acabou seguindo de táxi até São Paulo, a Anac deveria ser mais severa em casos como esse. “Não é de hoje que a Pantanal deixa a desejar e nada é feito. Falta comprometimento da empresa. Marília hoje está praticamente sem o serviço de transporte aéreo”.

Diretor se encontra hoje com o prefeito

O diretor de marketing da Azul Linhas Aéreas, Paulo Mesnik, estará hoje em Marília, às 14h, para uma reunião com o prefeito Mário Bulgareli e outras lideranças da região, no auditório da prefeitura.

Mesnik deve comentar a solicitação formal de voos à Anac e também apresentar as primeiras informações concretas sobre o modo de operações que a companhia aérea pretende implementar no município.

Esta é a segunda visita de membros da direção da Azul à cidade. No início do mês o presidente executivo da empresa, Pedro Janot, participou pessoalmente de um primeiro encontro com representantes da prefeitura, do comércio e das indústrias. Na época ele já colocou Marília como cidade com potencial para integrar o plano de expansões da Azul para 2011.

Fonte: Jornal Diário de Marília
 
 

COMENTÁRIOS