Erros e acertos fazem parte da carreira de qualquer profissional

Todos nós cometemos erros. Não dá para acertar o tempo todo. Erros e acertos fazem parte da carreira de qualquer profissional.  Somos seres humanos falíveis por natureza e, independente de buscarmos aperfeiçoamento e acertos, temos nossos momentos de erros e fraquezas.

Só não erra quem não faz, e o erro muitas vezes é necessário para nosso crescimento. Por outro lado, o erro é sinônimo de retrabalho, perda de tempo e dinheiro. A cada dia somos mais exigidos por nossos empregadores e clientes, por consequência, exigimos mais de nós mesmos, de nossas equipes e de nossos colegas de trabalho. Precisamos fazer tudo em menos tempo e sem perder a qualidade no trabalho.

Como conviver com esse dilema? Para muitos profissionais, a possibilidade de cometer erros no trabalho significa um verdadeiro pesadelo. No entanto, depois que o erro é cometido, de nada adianta desesperar-se. Muitas vezes, a forma como o profissional reage à situação é mais desastrosa do que o erro em si.

Assuma seus erros! Sem drama, sem culpa, sem punição. Reconheça que foi responsável, aprenda com a experiência e se comprometa a mudar. É claro que não é fácil simplesmente se sentir assim. Para ajudar nessa difícil tarefa, abaixo descrevo algumas orientações de como administrar situações de erros no trabalho e como evitá-los:

- Responsabilidade: Não esconda sua falha e nunca adie a comunicação. É importante agir com seriedade e assumir a responsabilidade do ato, procurando não piorar a situação com demonstrações de “culpa exagerada”.

- Agilidade e rapidez: É fundamental tomar medidas para reduzir os danos causados, identificando as falhas o mais rápido possível. Nada mais natural e esperado do que aquele que causou um problema esteja ativamente empenhado em resolvê-lo.

- Honestidade: Seja você o portador da má notícia para o seu superior. Melhor ele ouvir de você do que de outra pessoa. Além disso, leve seu plano para resolver a situação.

- Comunique: Entre em contato com todos os que foram afetados pelo seu erro. Não precisa ser detalhista, conte o que aconteceu de forma mais geral, o que deixou de funcionar normalmente, o impacto causado, como a situação está sendo temporariamente contornada e o que será feito para sanar o problema. Peça sugestões - importantes dicas e ideias podem surgir.

- Não culpe os outros: Este tipo de atitude não é bacana, não resolve a situação, além de arranhar sua imagem profissional. Admitir seu erro fará com que seja respeitado por seus colegas.

- Foque no lado bom: Não mentalize apenas o negativo, veja o que aprendeu com o acontecido ou com as ações colocadas em prática para resolver o problema. É natural errar, ainda mais em um ambiente de trabalho.   Fonte: Emprego Certo 

COMENTÁRIOS