O Tostes & Coimbra é um escritório grande, com sede
Cada um tem uma história diferente, cada um vê o grande centro a seu modo. Mas todos têm alguns pontos em comum.
Juliana Vetore do Carmo, Vânia Vieira de Freitas, Vitor Silva Kupper, Raquel Rodrigues Silva, Paula Tamie Chiyoda e Marcelo Scomparim graduaram-se em Direito pelo Univem, entre os anos de 2006 e 2008. Todos passaram pela rica experiência de estagiar no Escritório de Assistência Judiciária da instituição.
A primeira a chegar a São Paulo foi Juliana. De Palmital, sua terra natal, para a capital, foi uma mudança e tanto. “Um belo dia arrumei as malas e decidi buscar o sucesso profissional na cidade grande”, lembra. No início, ela atuou num escritório pequeno. Ao mesmo tempo, enviou o currículo a vários sites de emprego e logo recebeu uma proposta do Tostes & Coimbra, que estava à procura de profissionais para atender a um cliente novo. Ingressou no escritório em janeiro de 2008 e, atualmente, coordena a equipe da área trabalhista, que conta com seis advogados.
Os colegas vieram na sequência. A origem e a formação em comum pesaram na hora da seleção. “Não havia motivos pra contratar um desconhecido se temos contato com profissionais competentes e que atendem às necessidades do escritório”, assegura Juliana.
O fato de terem estudando na mesma instituição e estagiado juntos facilita o entrosamento e o trabalho. “Nem sempre temos o mesmo entendimento, pois o Direito abrange discussões muito amplas, mas sempre há lembranças dos professores em sala de aula falando sobre determinados assuntos”, comenta.
Raquel concorda com a colega. “Muitas das nossas afinidades são advindas de experiências conjuntas relacionadas à faculdade”, diz. Natural de Botucatu, ela conta que seu primeiro emprego
A passagem pelo Escritório de Assistência Judiciária durante a graduação foi importante para todos eles. “Foi lá que aprendi a rotina do trabalho do advogado e esse conhecimento foi primordial para a obtenção do meu primeiro emprego, bem como para o Exame da OAB”, frisa Vânia, que veio de Ourinhos. Hoje, ela gerencia a carteira de processos trabalhistas de duas empresas clientes do escritório.
“O contato com os problemas que chegavam à Assistência deu-me não só experiência profissional, mas também pessoal”, concorda Vitor, de Paraguaçu Paulista, responsável pelo acompanhamento processual do Tostes & Coimbra na área trabalhista da 1ª Região.
A avaliação sobre a graduação também é positiva. Paula, de Dracena, considera que o curso de Direito da Fundação “é um dos melhores” que conhece. “Mesmo depois de formada, sempre que tenho alguma dúvida, peço socorro aos professores”, diverte-se. Recém-chegada ao Tostes & Coimbra, ela atua como advogada assistente.
Marcelo, de Cerquilho, também elogia o quadro docente. “Os professores são muito atenciosos e dedicados”, diz. “Pela jornada de estudos dentro da instituição, pude concluir que a Fundação direciona os estudos para a provocação dos alunos, instigando-os a não decorar leis somente, mas a pensar e a desenvolver um raciocínio lógico”, destaca. Recentemente, Marcelo deu mais um passo importante na carreira, aceitando o convite para coordenar a área trabalhista interna de uma grande empresa fabricante de roupas.
A consciência da necessidade de manter sempre acesa a chama do conhecimento é comum aos seis advogados. Vânia cursou pós-graduação
Marcelo também já concluiu uma pós em Direito do Trabalho e está na reta final de um curso
O Univem parabeniza seus competentes e batalhadores ex-alunos. Que sejam os protagonistas de belas carreiras, ricas em realizações pessoais e benéficas à sociedade.
Fonte: Matéria publicada no Jornal da Fundação em junho de 2010