O Univem recebe Conceição Matos, artista leve impressionista que teve seus trabalhos publicados em revistas especializadas e catálogos nacionais e internacionais. Romantismo, tranquilidade, feminilidade e paz são os adjetivos mais apropriados para falar das flores, paisagens e cenas de um cotidiano quase que irreal, em que a artista Conceição Matos retrata em suas obras nomeadas “Janelas do Interior”.
Pense em um ambiente onde o real e o subjetivo se fundem. Misture a isso uma integração harmoniosa do homem com a natureza e traduza isso em óleo sobre tela.
“A inspiração está ao meu redor, basta ter sensibilidade para perceber o que é belo”, explica Conceição Matos, dona de uma delicadeza que transborda aos olhos. Seu estilo leve impressionista revela o emprego da técnica óleo sobre tela e uma característica determinante: as sobreposições de pinceladas.
A sensibilidade, a que a pintora se refere, está em transformar a realidade, cenas do dia-a-dia e fotos de férias, em algo mais romântico e bucólico. “Um raio de sol que bate em uma planta ou mesmo alguns vasos dispersos em um canto qualquer podem render uma linda pintura”, explica Conceição, enquanto olha suas obras ainda sendo dispostas para a exposição.
“Minhas atuais obras trazem um jogo de cores, luzes e sombras ainda mais acentuado que o normal”, comenta a artista que é interrompida pelo esposo Amilon Soares Júnior, “são obras não apenas para se ver, e sim para serem sentidas. Cada uma carrega consigo uma história e desperta em quem as vê, algo nostálgico, remetem à experiências pessoais passadas”, avalia Amilton que é Presidente da Associação Brasileira de Artes – ABART.
Artista é destaque na revista “ Mania de Pintar”
Conceição Matos é membro da Associação Brasileira de Arte, Cultura e História – ABACH, e teve suas obras publicadas em importantes catálogos nacionais e internacionais como New Circle, Register Artist e Domani.
Revistas especializadas frequentemente publicam matérias exclusivas sobre seus trabalhos, como a Mania de Pintar - Telas, que estará nas bancas nos próximos 15 dias com uma edição especial sobre seu trabalho.
A vinda da artista ao Univem se deu através de um encontro com a esposa do reitor, Neuza Martins de Macedo Soares, na edição de 2009 da exposição Mega Artesanal, na cidade de São Paulo. A partir daí, os preparativos foram iniciados para a exposição “Janelas do Interior” que estará no Espaço Cultural do Centro Universitário Eurípides de Marília - Univem, até 28 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 19h30 às 22h e no sábado, das 9h às 13h.