Segundo Flavia Garbo, gerente de desenvolvimento organizacional da Luandre, networking é uma forma de produzir conhecimento único e muito especial que nenhum banco universitário poderá oferecer. A propagação deste conhecimento gera desenvolvimento, e a forma mais comum disto ocorrer é através do contato e do compartilhamento entre as pessoas.
"A maioria das pessoas que praticam o networking nos dias atuais o faz porque busca uma recolocação ou pretende vender seus produtos e serviços. Com isto, o networking deixou de ser uma forma de convivência profissional sadia para se tornar uma tortura para muitos profissionais", diz Flavia.
A executiva explica que antes de sair panfletando seu cartão de visitas ou adicionando todos as pessoas disponíveis nas redes virtuais, o profissional deve ser cauteloso e seguir algumas regras simples que serão valiosas para que possa praticar um networking de qualidade e valor.
"Networking é troca. Lembre-se disto e certamente terá uma rede de contatos saudável e produtiva", afirma Flavia.
Dicas |
1 - Seu subordinado poderá ser seu diretor, então, trate a todos, indiscriminadamente, com a ética e o respeito que merecem; |
2 - Mantenha contato constante e não apenas quando você precisa de ajuda para recolocar-se ou quer oferecer seu produto ou serviço; |
3 - Disponha-se a compartilhar suas experiências profissionais, bem como, informações que sirvam para o desenvolvimento e atualização profissional de outros profissionais; |
4 - Na ânsia de vender seu produto ou serviço, não caia na tentação de fazer panfletagem virtual ou abordagens indelicadas; |
5 - Não aborde a todos indistintamente, pois quantidade é bem diferente de qualidade. Sua rede de contatos tende a crescer naturalmente e de uma forma estruturada na medida em que você vai conhecendo as pessoas durante sua trajetória profissional; |
6 - Responda a todas as abordagens: desde o envio de um curriculo, o oferecimento de um produto ou serviço e até alguém menos experiente que o procure para uma consulta; |
7 - Alguns sites de relacionamento têm características de contatos pessoais; outros profissionais. Portanto, no plano virtual, procure estar nas redes apropriadas e evitar o contato profissional nas outras; |
8 - Participe de congressos, feiras e eventos de sua área de atuação. Tente atender a todos que o procuram e converse com outros profissionais sempre com o cartão de visitas à mão; |
9 - Promova ou compareça a cafés da manhã, almoços, happy hours e confraternizações com outros profissionais. Estes são eventos com excelentes oportunidades de aproximação e compartilhamento de experiências, opiniões e informações; |
10 - Cuide de sua imagem física e virtual. Postura, apresentação pessoal, educação e bons modos são sempre muito bem vindos em toda e qualquer situação. |
Fonte: Portal UOL / Empregos