Gerente de atendimento da Catho, empresa da área de recursos humanos, Lucio Tezotto aposta numa explosão de carreiras ligadas ao segmento ambiental nos próximos anos. “Questões relacionadas ao consume consciente, à sustentabilidade e a ações que consideram impactos ambientais tornam-se mais importantes”, afirmou Tezotto.
Para ele, essas atividades, que antes eram consideradas como diferencial, alcançável apenas para grandes corporações ou empresas bem consolidadas no mercado, passaram por uma transformação, e se tornaram indispensáveis a empresas de portes e segmentos variados. “Agora, (essas atividades) passaram a ser critério para obtenção de concessão, de participação de licitações e até mesmo de contratação de services terceirizados e especializados”, disse.
É um perfil muito específico de profissional. O desenvolvimento sustentável demanda um planejamento de ações levados em consideração o âmbito social, ambiental e econômico. A partir desses preceitos, é indispensável que os profissionais se integrem ao assunto, visando preservar a natureza e o meio ambiente.
O papel do gestor ambiental é elaborar soluções para a preservação da natureza aliada aoprogresso. Assim como ele, existem outras profissões que têm posições cada vez mais relevantes no cenário da sustentabilidade e que tentam, de alguma forma, fazer a diferença. Confira nove profissões em alta ligadas à sustentabilidade:
Ambientalista / Engenheiro ambiental
Os engenheiros ambientais avaliam a dimensão das alterações prejudiciais ou benéficas ao meio ambiente causadas pelo homem, adotando procedimentos a fim de minimizar os impactos indesejáveis em escala global. Para isso, este professional precisa teri nteresse em tudo que diga respeito à questão ambiental.
Biólogo
Eles estudam todos os organismos vivos e analisam aspectos como a origem dos seres e processos de reprodução e relação com o meio ambiente. A partir dessa análise, promovem o desenvolvimento sustentável, ous eja, a manutenção dos recursos naturais.
Engenheiro agrônomo
Conhecidos como agrônomos, esses profissionais são responsáveis por conceber e orientar a execução de trabalhos ligados à produção agropecuária. Além disso, eles acompanham todo o processo de alimentos de origem vegetal e animal, com a intenção de melhorar a qualidade e a produtividade e conservar o meioambiente.
Engenheiro florestal
Analisar a condição dos ecossistemas é uma das funções do engenheiro florestal. Além disso, ele planeja aexploração sustentável dos recursos naturais e produz relatórios dos danos causados tanto pela ação natural quanto pelo homem. A maior responsabilidade deste profissional é recuperar as regiões degradadas, arborização de cidades e o planejamento de projetos de parques ambientais, reservas biológicas ou naturais.
Engenheiro sanitarista
Profissional focado na exploração de recursos hídricos. Eles são responsáveis pelo diagnóstico e coordenação de projetos de saneamento básico e outras obras. O engenheiro sanitarista também se preocupa em diminuir os danos ambientais e melhorar as areas sociais.
Geógrafo
Profissional responsável por conhecer e descrever aspectos da superfície da terra, o geógrafo estuda a relação entre o meio e as comunidadesque o habitam. A partir de dados sociais, políticos e culturais, eles usam as informações que podem ser utilizadas para delimitação de territórios, planejamento de area surbanas, manejo dos recursos naturais e outras obras que interferem no meio ambiente.
Geólogo
O geólogo estuda a origem, formação, estrutura e a composição da crosta terrestre e as alterações sofridas no decorrer do tempo. É responsável pela investigação da ação do homem e das forces naturais sobre o planeta – o que resulta nas informações do impacto ambiental – e elaboram projetos a fim de preserver os recursos naturais.
Gestor ambiental
O profissionalelabora projetos de gestão ambiental, a fim de preservar o meio ambiente aliado ao progresso. O gestor ambiental promove ainda o desenvolvimento sustentável, projetando a exploração natural por meio de técnicas não poluentes. Outra função importante é tentar recuperar areas degradadas e ajudar na conscientização da população.
Oceanógrafo
Importante por pesquisar os ambientes marinhos, este profissional é responsivel por coletar informações, analisar condições químicas, físicas, geológicas e biológicas do mar, para que possa produzir relatórios e acompanhar a exploração dos recursos naturais. O oceanógrafo analisa a composição da água de rios, lagos e mares a fim de desenvolver técnicas para que a utilização dos recursos hídricos não cause danos ambientais.
Fonte: Terra / Meio Ambiente
Andrés Bruzzone Comunicação