Ninguém tem dúvidas de que o calorão mexe com o cérebro e com o corpo

Apesar da conversa sobre adequação do vestuário de trabalho parecer insistente e sem imaginação, tenho reparado que as temperaturas muito elevadas vêm mexendo com a sensibilidade das mulheres para a escolha sobre o que vestir.

Ninguém tem dúvidas de que o calorão mexe com o cérebro e com o corpo. Mesmo assim, tecnicamente falando, trabalho continua sendo trabalho e a roupa não pode ir além do esperado para o contexto.

Para as empresas, o desgaste em tentar policiar o que suas funcionárias vestem tem ido de delicadas e acanhadas sugestões, quando as situações permitem, até conversas particulares. Mas não tem dado muito certo, cheias de calor e, às vezes, sem nenhum critério, as mulheres têm se exposto mais do que deveriam. Uma pena, porque segundo as pesquisas, o vestuário feminino pode ajudar a alavancar ou segurar a ascensão profissional da mulher.

Fica claro para a maioria dos RHs que a confusão sobre o que vestir tem potencial para causar transtornos também para a imagem corporativa. E não há nada mais desagradável do que ter numa reunião de negócios uma mulher vestida inadequadamente.

Fendas, transparências e decotes não contribuem com o trabalho sério. Ao contrario, fragilizam em muito a imagem da profissional, e são poucas as empresas que fecham os olhos ou até veladamente estimulam, em função de seus produtos e serviços, a exposição sensualizada de suas colaboradoras.

Para as mulheres que acreditam que fazem boa figura profissional exibindo seus atributos físicos por meio de suas roupas, um lembrete: nos currículos para empregos sérios o que consta são as realizações e conquistas profissionais.

Dizem que conselho não se dá de graça, mas eu sou insistente e não posso deixar de dar o meu pitaco  e sugestões numa questão tão relevante:

- Para não errar, separe suas roupas em “adequadas para trabalhar”, “de passeio”,  “de balada” ou “para ficar em casa”. São completamente diferentes uma das outras.

- Se a sua fonte de renda for seu emprego, lembre-se de que são cinco dias por semana de trabalho para dois dias de descanso. Então, tenha no guarda roupa mais opções para a vida profissional. Isso evita ter de misturar roupa de trabalho com a de balada, por exemplo.

- A sensatez é uma competência que demonstra maturidade da profissional. Assim, saber adequar a roupa ao tipo de trabalho e ambiente em que atua é uma demonstração clara de uma mulher de sucesso.

- A exibição sensual pode servir de isca para os negócios de algumas empresas. Mas, será que ter a imagem atrelada aos atributos físicos interessa para futuros depoimentos sobre a profissional e para o currículo?   Fonte: Emprego Certo