e com bolsa de 5 mil euros

Selecionado com bolsa do Programa Fórmula Santander, mestrando em Direito do Univem parte para intercâmbio com universidade portuguesa

Graduado pelo Univem e perto de concluir o mestrado em Direito pela instituição, Lucas Seixas Baio iniciou uma nova jornada. No dia 1º de maio, ele partiu para Lisboa. A viagem é produto de uma bolsa de intercâmbio oferecida pelo Programa Fórmula Santander. Os critérios para a seleção utilizados pelo Univem foram a análise de currículo, desempenho escolar e em pesquisas, além de entrevista.   José Augusto Lahóz do Prado, do Santander Universidades, explica que o Programa concedeu 300 bolsas no Brasil, Espanha e Inglaterra. O valor da bolsa é de 5 mil euros, destinados a cobrir despesas com passagens aéreas, seguro-saúde, hospedagem e manutenção durante o intercâmbio, que terá duração de seis meses. O objetivo, segundo ele, é promover o intercâmbio de pessoas, culturas e conhecimentos, fomentando a pesquisa, a tecnologia e a internacionalização da atividade acadêmica.

Vocação acadêmica

Durante os seis meses em Portugal, Lucas fará um curso de extensão na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, instituição conveniada com o Univem. Ele relata que pretende aproveitar os novos conhecimentos e a inspiração em terras lusitanas para concluir sua dissertação de Mestrado, apresentando-a logo após o retorno ao Brasil.   Sua pesquisa diz respeito ao papel dos juízes na vida do cidadão e tem a orientação do Prof. Dr. Nelson Finotti Silva. Os estudos de Lucas no mestrado são financiados pela CAPES, órgão de fomento à pesquisa ligado ao Ministério da Educação.   Sobre o tema da pesquisa, o mestrando considera que, hoje, a sociedade verifica uma grande distância entre os demais agentes do Direito e os juízes e, ainda mais, entre estes últimos e o cidadão.

“Constatando a necessidade de um juiz de direito que aplique a jurisdição emancipatória, é nosso interesse estudar o relacionamento que este fundamental agente tem com o mais comum destinatário do pronunciamento judicial: o cidadão”, ressalta.

Definindo sua vocação como “genuinamente acadêmica”, Lucas acredita que a experiência atual como professor assistente na graduação em Direito da casa é um primeiro e importante passo para a carreira docente. Blog Nos seis meses em que estará em Portugal, Lucas pretende manter comunicação direta com os professores e estudantes do Univem. A partir de uma sugestão feita pela área de Marketing do Univem, ele já colocou no ar um blog (http://www.univemciencia.blogspot.com/).

“O objetivo é estimular a iniciação científica dos graduandos e trabalhar para a consolidação do conhecimento relativo principalmente à área de concentração de nosso Mestrado”, diz Lucas, referindo-se à temática do programa do Univem ("Teoria do Estado e do Direito"). Ele destaca que a intenção é fazer do blog um canal de informações sobre o que ocorre na Europa, em termos de pensamento e práticas jurídicas. O espaço estará aberto a participações e perguntas.

Apoio Feliz pela conquista da bolsa do Programa Fórmula Santander, Lucas faz questão de destacar a qualidade da formação recebida do Univem. “Agradeço a todos os professores do Mestrado e funcionários da instituição, que contribuíram muito para que eu tivesse condições pessoais e técnicas de ser selecionado. Sem o apoio e a orientação de todo o grupo, eu não teria conseguido”, encerra. Fonte: MKT e Comunicação - Univem