E ter um "motivo para ação" é pessoal, intrínseco e intransferível

Daniela do Lago   O que é motivação? Ação, incentivo, desejo, poder de ir em frente, alguma coisa que precisamos quando não temos, como dinheiro no banco. Bilhões são gastos com motivação todos os anos. São brindes, placas, troféus, prêmios e, naturalmente, bônus em dinheiro para os melhores da empresa. Mas, o que é de fato motivação? Dividindo a palavra ao meio, temos motiv + ação. Motivação é um motivo para agir - uma razão para fazer alguma coisa.

E ter um "motivo para ação" é pessoal, intrínseco e intransferível. Este motivo está dentro da sua cabeça e do seu coração, portanto seus motivos são abstratos, só têm significado para você e esta é a razão pela qual a motivação é algo tão especial. O grande problema é definir os motivos verdadeiros, o que realmente você quer, o que te move para ação, para assim dar significado ao seu dia a dia.

Ela está sempre presente. Pode ser boa ou ruim, no entanto invariavelmente ela está lá. Acontece no momento, não é algo que possamos comprar numa caixa ou numa garrafa e colocar na prateleira. Não existem pessoas desmotivadas. Adolescentes cansados demais para arrumar o quarto numa tarde de sábado estão economizando energia para um encontro a noite. Estão motivados, embora não na direção preferida pelos pais. Todo mundo está motivado.

A sede nos motiva a beber, o cansaço a dormir. A grande questão é: como obter mais motivação nas áreas em que desejamos? Como ficar mais estimulado a buscar realizações profissionais?

Como então conseguir mais motivação no trabalho? A chave para motivação bem-sucedida é o envolvimento individual. Isso significa unir as metas pessoais dos funcionários às metas da empresa. Para vencer no trabalho, todos nós devemos criar uma metodologia em que as pessoas e o negócio estejam intimamente ligados para crescer juntos, com metas comuns ou compatíveis. Para isso, seria interessante observarmos algumas dicas:


1 - O que há aqui para mim?
É uma pergunta viral que está na cabeça de todos os colaboradores quando chegam ao trabalho diariamente. Sempre que se veem numa situação nova em que terão de mostrar seu desempenho, eles formulam essa pergunta. Muitas vezes não a verbalizam porque não querem que o chefe os considere egoístas, encrenqueiros, nem funcionários ruins, no entanto, a pergunta está lá.

Será que seu chefe está atento para percebê-la? Agora, não vale colocar a culpa somente no chefe (lembre-se que a motivação vem de dentro). Confesso que conheço alguns profissionais que estão desmotivados no trabalho, passam o dia reclamando, mas quando são questionados, sequer sabem o que realmente querem e esperam do trabalho. E você, sabe o que realmente quer do seu trabalho?

2 - Por que devo fazer isso?
Essa pergunta é feita por crianças com certa frequência. Pelo menos, até desistirem depois de ouvir centenas de vezes "Porque eu mandei", o que não chega a ser uma explicação. Quando as pessoas perguntam: "Por que devo fazer isso?" ou "O que há aqui para mim?", estão tentando se motivar. Estão querendo dizer "Chefe, preciso de ajuda", "Deixe-me entender melhor o propósito deste trabalho", "Quero ser motivado!".

Será que seu chefe está aberto para responder a estas perguntas? E você? Tem o hábito de perguntar as razões antes de sair fazendo um trabalho que não entendeu?

3 - Estímulos diferentes para pessoas diferentes.
Os grandes motivadores podem conseguir que um grupo concretize um único objetivo por diferentes razões individuais. Pense na pessoa que trabalha na sua empresa que mais precisa de motivação. Você a conhece de verdade? Saberia me responder de bate pronto qual o nome do cônjuge dela? Quais são as idades e atividades dos filhos? O que esse colaborador gosta de fazer nas horas vagas? Você sabe em que cargo ele gostaria de estar em sua empresa daqui a 3 anos? Está a par do quanto essa pessoa gostaria de ganhar?

Se você está se sentindo um pouco incomodado, saiba que não estou nem na metade das perguntas. O que quero dizer é que ninguém consegue motivar um estranho de forma eficaz. Sua habilidade pra estimular as pessoas está diretamente relacionada ao seu grau de conhecimento sobre elas e à sua capacidade de combinar os objetivos da empresa com as necessidades e desejos que elas têm. Você precisa saber o máximo possível a respeito de quem quer motivar.

O contrário também é verdade. As pessoas devem saber o máximo a seu respeito e também sobre a empresa. Ninguém pode fazer o que você faz, a não ser que saiba o que você sabe. Não espere que os outros pensem como você, a menos que eles tenham as informações que você possui.

Portanto, mãos à obra!
Esteja aberto para se conhecer plenamente. Pare um pouco agora, pense e avalie até descobrir a essência de seus motivos. Se você já descobriu o seu motivo verdadeiro, então agora dedique a sua vida para conquistá-lo e só assim poderá dizer que é uma pessoa motivada!
Fonte: Emprego Certo

 

COMENTÁRIOS