A região Norte com 280 empresas ou 29,75% do total de novas empresas constituídas continuou sendo a região de maior índice empreendedor

O coordenador do Escritório Regional da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp) e vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), Mauro Celso Rosa, apresentou levantamento do movimento de abertura e encerramento de empresas, somente na cidade de Marília através do Escritório Regional. “Foram quase 500 novas empresas abertas durante o ano”, anunciou o dirigente ao contabilizar as 941 constituídas diante das 452 que requereram baixa, tendo um saldo positivo de 489 novas empresas na cidade. “Isto quer dizer que Marília continua sendo atrativa para novos empreendimentos”, concluiu o dirigente que mensalmente acompanha os procedimentos do escritório regional.

Durante a temporada passada o mês de agosto foi quando mais empresas foram constituídas num total de 102. Entre as que solicitaram baixas foi o mês de dezembro quando foram encerradas um total de 55. “Não existe explicação técnica e nem período bom ou ruim para se abrir e fechar empresas”, acredita Mauro Celso Rosa ao sugerir o fato de que muitos receberem mais em dezembro, com o 13º salário, e efetivaram o encerramento de uma micro empresa, por exemplo. “O motivo, independente do mês, é problema de gestão”, opinou o experiente dirigente ao verificar que foi no mês de abril, com apenas 62 empresas constituídas, o menor índice de novas empresas diante do mês de janeiro de 2010, com apenas 25 baixas, o mês quando menos se fechou empresas.

Outro ponto bem observado pelo coordenador do Escritório Regional da Jucesp foi quanto a média de abertura mensal de novas empresas em 2010. Segundo o levantamento feito, foram 41 novas empresas abertas em média na cidade de Marília. “Somente o mês de dezembro em que houve mais baixas (55) diante das que foram constituídas (51) legalmente”, falou Mauro Celso Rosa ao apontar
os meses de fevereiro, março e agosto como sendo os que tiveram a maior média: 57 novas empresas. “De qualquer forma e modo a cidade de Marília continua sendo atrativa”, opinou o também vice-presidente da Acim.

A região Norte com 280 empresas ou 29,75% do total de novas empresas constituídas continuou sendo a região de maior índice empreendedor. A região Central com 238 empresas ou 25,29% do total de empresas abertas, ficou na segunda colocação, tendo a região Sul com 204 empresas ou 21,67 % do total, em terceiro lugar. A região Oeste com 130 empresas ou 13,81% do total ficou em quarto lugar enquanto que a região Leste com 89 empresas ou 9,45 do total foi a que menos recebeu novas empresas. “Isto se manteve em praticamente todos os meses do ano”, avaliou Mauro Celso Rosa.

As 941 empresas constituídas durante o ano passado através do Escritório Regional da Jucesp em Marília, proporcionou ao município investimentos na ordem de R$ 25.530.005,00. “Sem contar os postos de trabalho, os impostos arrecadados mensalmente e a diversificação nos negócios”, acrescentou o coordenador da Jucesp, que acredita em números superiores para a temporada
de 2011. “A expectativa para este ano é mais positiva e não temos nem Copa do Mundo e nem eleições para desestimular o empreendedor”, justificou a euforia.

 
Fonte: Eficaz Comunicação Empresarial
 

COMENTÁRIOS