Você deve ter escrito ou recebido e-mails que foram mal interpretados, tinham um tom e foram lidos de outro jeito

De acordo com o blog The 99 Percent, a tecnologia cria um vácuo que as pessoas automaticamente preenchem com palavras que podem ter um cunho negativo. Em um esforço pela concisão e pela produtividade, podemos ser percebidos como sarcásticos ou rudes.

Algumas ferramentas estão surgindo para lidar com esse fenômeno. Um aplicativo chamado ToneCheck escaneia seu e-mail antes de você enviar e procura por sinais de negatividade, sugerindo substituições que podem fazer sua comunicação mais positiva.

Scott McDowell, que trabalha com líderes empresariais e equipes de criação para melhorar a colaboração e autor do post em questão, fez alguns experimentos para evitar esse tipo de situação.

1) Preste atenção à gramática. Releia seu e-mail. Uma frase mal escrita pode levar a uma série de mal-entendidos.

2) Considere emoticons. Embora alguns possam perceber :-) e ;-) como algo infantil, é uma ferramenta interessante para esclarecer o tom que você está usando. McDowell considera que é a ferramenta mais útil para esse fim.

3) Use frases que sugiram opções. Perguntas podem ser melhor recebidas do que afirmações. Algo como "Acredito que você havia mencionado que revisaria nossa página do Facebook. Sei que tivemos uma troca de e-mails, mas queria confirmar com você o que acertamos. Seria possível?"

4) Avalie outras opções. O e-mail é mesmo o melhor meio de enviar aquela mensagem? Por vezes, conferências ou ferramentas de mensagens instantâneas podem funcionar melhor.   Fonte: Blogs da Folha / Carreiras, o mundo do trabalho 

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