O atendimento ao cliente é um dos maiores desafios dos setores de suporte técnico, help desk e service desk. Garantir a satisfação de 100% das pessoas que buscam ajuda via telefone ou canais de comunicação on-line é um desafio para os gestores preocupados com a questão. Além de investir em tecnologia, eles buscam treinamento e qualificação para as equipes.
A Mercanet é um case de empresa na indústria de softwares que vem investindo na qualificação permanente dos seus funcionários buscando atingir a excelência no atendimento e no relacionamento com o cliente. Em uma atividade voltada para esse objetivo, um grupo de consultores internos e externos reuniram-se neste segundo trimestre do ano para trabalhar as dinâmicas do setor, com o especialista em Help Desk e Service Desk, Roberto Cohen. Foi uma mescla de integração e curso, de prática e teoria, com o título "Atendimento Nota 10". A atividade permitiu trabalhar os processos que envolvem o atendimento e princípios da boa postura.
"Queremos, sim, ser avaliados com nota máxima pelos nossos clientes em todos os aspectos do nosso trabalho. Por isso, sabemos o quanto é fundamental a qualificação e a especialização dos colaboradores que fazem parte do nosso time", diz o diretor-geral da Mercanet, Jaime Feinner.
De acordo com Roberto Cohen, para satisfazer os clientes, as empresas devem investir nos conhecimentos sobre o fluxo de informações dentro das organizações, utilidade de um catálogo de serviços, como criar e manter a base de conhecimento, medição de performance e aspectos essenciais de atendimento por telefone, chat ou encontro pessoal com os usuários e clientes. Além disso, uma atenção toda especial deve ser dada ao espírito de equipe, revelando conflitos e aprendendo a lidar com eles. "No curso Nota 10, nos preocupamos em ensinar o conceito de proatividade, os princípios básicos de atendimento, bem como, os segredos da eficiência e da solução de problemas no setor", explica Cohen. Ainda na opinião do profissional, a agilidade e eficiência dos atendentes em um chamado é uma problemática no setor brasileiro hoje. Ao mesmo tempo, um grande diferencial no mercado competitivo. Fonte: Portal Fator Brasil