O Brasil tem carência de 20000 engenheiros. Esse quadro compromete o desenvolvimento do país e tem levado a valorização excessiva da categoria. Engenheiros recém-formados que quiserem atuar na área de petróleo e gás, por exemplo, podem ganhar salários iguais ou superiores a 7.000 reais. O problema não é uma exclusividade do Brasil, mas aqui ele é mais grave.

*        O Brasil forma 30.000 engenheiros por ano para uma população de 190 milhões de pessoas. A Coréia do Sul forma 80.000 para 48,3 milhões.

*        Aqui, há 6 engenheiros para 1.000 pessoas economicamente ativas. Nos Estados Unidos e no Japão, a proporção é de 25 para 1.000.

*        De 100 alunos que se formam nas universidades brasileiras por ano, apenas 8 graduam-se em engenharia. Na França, a relação é de 15 para 100.

Fonte: Federação das indústrias do Estado de São Paulo, publicado na Revista
Você S/A, edição de julho.