Vamos falar agora para quem começa o ano com um emprego novo. Existem cinco passos que você pode seguir para dar tudo certo.
Quem não se lembra do primeiro dia num novo emprego? A ansiedade pode até existir, é difícil segurá-la, mas não precisa exagerar, ir até o ponto de prejudicar o seu futuro dentro da empresa.
Quanto mais informações sobre o novo emprego, melhor para você. Pesquise na internet sobre a empresa que você vai trabalhar, pergunte a amigos ou a ex- funcionários. “Saber sobre o negócio que ela está entrando. Ela não pode chegar lá sem saber nada a respeito”, alerta Renata Balduzi, consultora em RH.
- nos primeiros dias tente chegar quinze minutos antes do horário
- não exagere no perfume, e se for mulher, também na maquiagem.
- vista-se de forma sóbria. Nada de bermuda ou mini saia.
- se informe sobre como a empresa lida com celulares, rádios, uso da internet.
- e evite comparar o novo emprego com o antigo
“Você tem que pensar que você está num outro cenário, numa nova empresa, num novo ambiente e com a cabeça aberta”, completa.
Fernanda começou numa empresa de recrutamento de pessoal há dois mês, mas confessa que teve medo no começo. “Se eu ia gostar, gostar das pessoas, do ambiente”, diz Fernanda Malfi, recrutadora.
- seja discreto. Não tente se entrosar assim logo de cara com os colegas convidando para almoçar ou um cinema.
- e se tiver dúvidas sobre a sua tarefa. Sempre pergunte, mas não exagere.
“É melhor você não falar muito, não ficar perguntando muito. Dá uma entendida nesse ambiente para ver como se comportar”, orienta a consultora.
Paciência: não tente provar que sabe tudo nos primeiros dias. Você pode se atrapalhar. “Você não vai ter muito o que mostrar, porque você será novo no ambiente, Então é melhor não, às vezes, você pode querer se mostrar de uma forma errada”, alerta.
Agora se trocar de emprego não está nos seus planos aproveite 2011 para mudanças na rotina do trabalho. A consultora Veridiana La Selva ensina cinco regras importantes:
- não reclame o tempo todo.
- mantenha o bom humor
- procure soluções e não problemas
- ponha-se sempre no lugar do outro.
- converse com o seu chefe para definir o que a empresa espera de você
As consultoras de RH, Renata Balduzzi e Veridiana La Selva participaram de um bate-papo com os internautas tirando dúvidas e ensinando como se dar bem no mercado de trabalho.
Confira abaixo os melhores momentos dessa conversa:
Insegurança
É comum, principalmente ao entrar em um ambiente que não se conhece. O respeito vem com o tempo, de acordo com a forma como você se posiciona e pelo seu conhecimento. É importante colocar qual o seu papel ali. Antes de começar, pergunte o que esperam de você.
Roupa
Opte pela mais adequada. Se for um ambiente descontraído, deve ir com uma roupa mais informal. Pode perguntar isso para o RH, qual seria a roupa mais adequada.
Primeiro emprego
O mais interessante para quem está começando é que busque experiência de alguma forma, que seja com estágio ou aprendiz. Com experiência é mais fácil conseguir emprego. Se estiver fazendo muitas entrevistas e não estiver sendo aprovado, é importante pedir um retorno dessas entrevistas.
Aumento
Normalmente a gente não pede, ele vem. A empresa tem que reconhecer e dar o merecimento. Normalmente ela reconhece e irá fazer um plano de retenção.
Mudança de área
É possível, mas com planejamento. Precisa ter um objetivo traçado, mapear as oportunidades dentro do seu perfil Procure a ajuda de um profissional para que não perca todos seus anos de carreira. Se mudar completamente de área você dará três passos para trás antes de andar para frente.
Entrevista
Primeiro, seja você mesmo. A ansiedade acaba atrapalhando um pouco. Tem que se tranquilizar e mostrar aquilo que sabe bem e seus interesses. Nunca fale mal do emprego atual ou não saber nada da empresa a qual irá fazer entrevista. Não exagere no decote, não vá mascando chiclete. Postura e apresentação pessoal também são importantes.
Idade avançada
Existe descriminação e o mercado é um pouco cruel. Os contratantes querem saber os motivos que fez com que a pessoa ficasse parada por tanto tempo. É importante começar do início mesmo. Se existem pessoas mais jovens melhor preparadas que você, é preciso correr atrás.
Demissão
Se tiver um bom motivo para isso, vale pedir a demissão. Seus motivos servirão de argumento para explicar nas próximas contratações.