Fundamental para a carreira de qualquer profissional, o estágio é o complemento prático das atividades teóricas desenvolvidas em sala de aula. É nesse momento que o estudante tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia da profissão que escolheu e confirmar, ou não, as expectativas a respeito da carreira. Além disso, é um importante período para desenvolver competências comportamentais -- cada vez mais exigidas pelo mercado.
"A proposta do estágio é que o estudante tenha contato com a realidade e passe a adquirir, além do conhecimento na prática, o desenvolvimento de habilidades e competências comportamentais", afirma a especialista em gestão de carreira do IDORT, Elisabete Alves.
A consultora conta que, durante o estágio e já conhecendo mais os processos e a rotina da profissão, muitos migram para outras áreas ou até mesmo trocam de curso. "São aqueles que durante o período de estágio não se identificam com a profissão, percebem que não querem isso para a vida", explica.
Experiência valorizada
Diferente do que acontecia há alguns anos, o estagiário hoje não é visto como mão-de-obra barata, muito pelo contrário, essa é a forma que as empresas encontraram para formar profissionais completos, com competências alinhadas ao negócio.
Assim, o profissional recém-formado que tem em seu currículo estágios anteriores na área de formação, ganha muitos pontos durante o processo seletivo. "As empresas valorizam o profissional que tem vivência de estágio. Isso demonstra que ele é uma pessoa preocupada com a sua carreira. Geralmente, esses profissionais se destacam com relação àqueles que não fizeram estágio", garante Renata Schmidt, gerente da Foco Talentos, divisão do Grupo Foco que cuida dos programas de estágio e trainee.
Segundo Elisabete, os programas de estágio estão cada vez mais estruturados e completos, por isso se tornam um diferencial para aqueles que participam. "Não se espera que um recém-formado tenha conhecimento aprofundado, mas um bom estágio é o diferencial de muitos profissionais - eles entram na área muito mais preparados, com um background muito maior", completa.
Quando e onde procurar?
As buscas por um estágio, segundo Renata, devem começar a partir do segundo ano da graduação. "O estudante não deve adiar muito mais que isso também. É importante conseguir aproveitar ao máximo o período para aprender duas vezes - em sala de aula e na empresa", diz Renata.
Segundo ela, hoje o mercado comporta mais de 250 programas de estágios, por isso é preciso ficar de olho. "Tem de ficar muito atento às empresas que têm programas de estágios. Prestar atenção nos prazos de inscrição e nos processos seletivos - onde é importante demonstrar interesse, vontade de aprender e de contribuir", aconselha Elisabete.
Vai participar de um processo? É importante:
Pesquisar sobre a empresa e seu segmento
Demonstrar interesse e foco durante a entrevista
Estudar para uma possível prova específica de sua área e conhecimentos gerais
Vestir-se formalmente
Não se utilizar de gírias ou jargões
Fonte: Emprego Certo