O verdadeiro sucesso deve ser realizado no silêncio e na escuridão, para que se possa brilhar na vida

Olá,

Certa noite passei por uma experiência com um mestre zen-budista no Japão que tem orientado minha vida há muitos anos e gostaria de compartilhá-la agora com você.

Conversar com os mestres não é algo muito simples. Com frequência, eles falam por metáforas, têm um inglês lastimável e seu sotaque atrapalha ainda mais a compreensão. E o pior, na verdade, é que as idéias deles são, na maioria, deslocadas do contexto do diálogo para levar o discípulo a pensar nelas com mais cuidado.

Naquela noite, durante nosso encontro, eu estava muito distraído. Lembro que deixei de escutá-lo quando começou a cair uma intensa tempestade. Fiquei preocupado com o fato de ter de caminhar debaixo de chuva até a estação de Kita Kamakura, onde eu pegaria o Shikansen (o trem-bala) com destino a Tóquio. Lá fora, o barulho da tempestade, no gélido inverno japonês, me perturbava intensamente. Só despertei desse distanciamento momentâneo quando o mestre me ofereceu uma capa de chuva e se despediu dizendo: “As estrelas brilham na escuridão!” Mas confesso que fiquei muito mais preocupado com a chuva que teria de enfrentar do que com a mensagem que acabara de receber. Durante o percurso, a chuva e o frio me incomodaram bastante e, inicialmente, só refleti na frase do mestre para desqualificá-la. “O sol é uma estrela e brilha na claridade do dia”, pensei. Depois disso, porém, a frase ficou latejando em minha mente até o momento em que adormeci no calor do quarto.

No dia seguinte, na aula do meu curso de Administração de Empresas na AOTS, o tema foi a crise econômica japonesa e os caminhos para superá-la. O professor falou da importância de não se iludir com soluções fáceis, como demissão em massa e ruptura de projetos com parceiros de longa data. E também da necessidade de manter os valores para vencer as tempestades que costumam desabar sobre as empresas. Para ele, superar crises tratando as pessoas como objetos descartáveis era algo desprezível e a solução buscada deveria preservar o respeito e a união das pessoas em torno de seus objetivos. “A empresa deve estar unida nos tempos de incerteza. O indivíduo deve manter seus valores mesmo que os resultados não sejam os desejados. Temos de ter fé em que, apesar dos problemas que estamos enfrentando, logo mais as vitórias aparecerão e não vamos nos arrepender por ter mantido nossos princípios”, disse o professor.
Ao deixar a aula, comecei a pensar nas palavras do mestre e do professor e percebi que elas se referiam ao mesmo tema: é nos momentos de desespero que as grandes pessoas se revelam. É nas grandes derrotas que reconhecemos os grandes campeões. É nas grandes tragédias que vemos quem são os verdadeiros líderes. É exatamente nos momentos de escuridão infinita que descobrimos quem tem luz própria.

As melhores vitórias da vida são construídas mantendo-se a presença de espírito em situações caóticas. A gran de força da alma reside na capacidade de conservar a dignidade mesmo quando todos em sua volta o caluniam. As grandes conquistas acontecem quando alguém consegue manter a calma no meio do desespero geral. O segredo dos heróis consiste em uma série de ações construídas nos momentos em que as luzes não estão brilhando sobre eles.

Percebi que a solidez dos valores é mais importante que as vitórias, porque tanto estas como as derrotas são provisórias, mas quando a pessoa tem força no coração consegue superar as perdas e construir grandes conquistas na vida. Toda vez que escuto a voz do mestre em minha mente dizendo “Roberto, as estrelas brilham na escuridão!”, penso que o sucesso permanente é construído com base em fundamentos sólidos. Penso que é na hora dos problemas que as pessoas revelam seu caráter.

Quando falamos de problemas e do poder de superação quero lhe pedir que pense nas dificuldades que você está enfrentando neste momento e analise suas decisões a esse respeito: Nossos problemas não serão resolvidos com um currículo maravilhoso, sobrenome famoso ou fogos de artifício. Não adianta tomar atalhos para tentar encurtar o caminho da solução porque você terá de voltar para a estrada das verdades que criam uma vida com fundamento.

Existem muitos aspectos além dos títulos, do número de vendas e da histeria dos fãs que mantêm grandes carreiras no topo. Algo que não está escrito em nenhum manual, mas que o campeão tem dentro de si e aquece sua alma. Um trabalho que deve ser construído fora do alcance do olhar da multidão e dos aplausos efêmeros da glória. Realizado no silêncio e na escuridão para que se possa brilhar na vida.

Roberto Shinyashiki

Fonte: Blog Roberto Shinyashiki

 

COMENTÁRIOS