Formados em administração, economia e engenharia podem atuar na área. Mas é um profissional flexível, disposto a trabalhar em horários alternativos e interessado no funcionamento de outras áreas da empresa que é a pessoa ideal para atuar no setor de logística de fábricas, distribuidoras, atacadistas e varejistas do país.
O especialista em logística é responsável pela administração de materiais e recursos usados em uma empresa. Controla o estoque e a armazenagem, planeja a movimentação interna e a distribuição entre fábricas, centros de distribuição e varejo. Comunica-se com fornecedores e clientes e opera sistemas eletrônicos.
Com o mercado aquecido devido ao crescimento da economia, profissionais formados em administração, economia e engenharias em geral são procurados para a função. O objetivo é usar os espaços de armazenagem de materiais da melhor forma possível, planejar o transporte desses produtos, tudo de forma rápida e com custo baixo.
Segundo o gerente de operações logísticas da DHL Express, Amaury Vitor, indústrias farmacêuticas, o setor ferroviário e empresas de comércio eletrônico são algumas das áreas que mais recrutam especialistas em logística atualmente. “Essas são áreas que buscam profissionais especializados”, disse.
Quem entra na área em uma função especializada, no caso de conhecer um material, um processo industrial ou um produto, por exemplo, como os engenheiros, ganha mais no início de carreira. Enquanto um técnico e os formados em administração e economia entram na função com ganhos de dois a três salários mínimos, um engenheiro ganha de seis a oito salários mínimos, segundo Vitor.
Quem pretende trabalhar na área precisa ter conhecimentos em informática, para trabalhar com bancos de dados e sistemas, e tem de saber falar outras línguas, para se comunicar com fornecedores e clientes de várias partes do mundo.Na DHL Express, Vitor é responsável pela distribuição interna de produtos entre os centros de distribuição da empresa. Trabalha em parceria com outros profissionais, como a gerente de engenharia e projetos especiais Roberta Zerbini, formada em engenharia de alimentos.
Roberta desenvolve projetos para clientes que precisam de soluções customizadas e cuida ainda do planejamento de rotas de distribuição e do tamanho das filiais e de espaços em aeroportos.
Outra profissional que atua na área de logística da empresa é Diana Oliveira, formada em direito, e responsável pela regularização dos serviços da empresa perante órgãos públicos, como a Receita Federal e a Infraero. Fonte: Portal G1