Exigência de grau de escolaridade que vai do Ensino Fundamental à Graduação
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Marília, órgão ligado à Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) iniciou a semana com 155 vagas abertas, nas mais diversas áreas de atuação, com exigência de grau de escolaridade que vai do Ensino Fundamental à Graduação, e na maioria, com experiência comprovada por mais de seis meses.
Entre as atividades que mais oferecem oportunidade de emprego estão: corretor de imóveis, com 10 vagas, exigência de Ensino Médio e sem experiência anterior para trabalhar como autônomo; vendedor de comércio varejista, também com 10 vagas, necessidade do Ensino Médio e porteiro de edifícios, com 20 vagas abertas e exigência de Ensino Fundamental.
Alguns postos de trabalho estão abertos desde o começo do ano, como é o caso de desenhista copista (Ensino Médio), programador de Internet (Curso Técnico), mecânico de manutenção de automóveis, motocicletas e veículos similares (alfabetizado) e Desenhista Industrial para atuar em sistema de estágio e que tenha certificação de Curso Técnico. O problema é a falta de candidatos qualificados para preencher as vagas.
Há ainda vagas para desossador, desenhista projetista de arquitetura, vendedor pracista, vigilante, auxiliar de escritório, manicure, trabalhador agropecuário em geral, repositor de mercadorias, mecânico de manutenção de empilhadera e outros veículos de cargas levas, entre outros.
As oportunidades de emprego estão disponíveis no Emprega São Paulo, uma ferramenta gratuita de oferta e busca de vagas de trabalho pela internet e que torna mais rápido e simples o encontro entre cidadãos desempregados ou à procura de uma nova oportunidade e empregadores de diferentes segmentos que precisam de mão de obra.
Para utilizar o site basta criar login e senha. O site foi lançado oficialmente em novembro de 2008 pelo governo do Estado. É o sistema utilizado em todos os Postos de Atendimento ao Trabalhador. Em Marília o PAT fica na rua Carlos Gomes, 137, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, ou diretamente pelo site www.empregasaopaulo.sp.gov.br
Todos os meses a unidade local atende aproximadamente mil pessoas que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. São candidatos que procuram o órgão para atualizar as informações no banco de dados, para realizar nova consulta ou para fazer o cadastramento.
Além da captação e encaminhamento, o órgão emite a primeira e a segunda via da Carteira de Trabalho gratuitamente. O interessado deve apenas levar a foto 3X4. No caso da segunda via, o trabalhador deve apresentar o número do PIS.
Fonte: Jornal da Manhã