Quem nunca teve um colega de trabalho que fazia piadinhas o tempo todo ou arranjava confusão à toa? Os problemas de comportamento causam mais demissão do que os erros cometidos no emprego. Preparamos uma lista das situações que devem ser evitadas no seu ambiente de trabalho.
Você conhece algum colega que te incomodou ou te incomoda? “O ideal nesse caso é que a chefia chame a atenção”, diz a consultora em RH Meiry Kamia.
Brincadeiras fora de hora prejudicam o ambiente de trabalho, assim como discussões , explosões de raiva, intrigas e fofocas.
“Às vezes você está se concentrando e a pessoa está falando mal de um vizinho, um problema que teve em casa. Você querendo ou não, como como uma boa amiga, para pra escutar. Isso também acaba dando um problema maior”, conta Cláudia Souza, gerente de RH.
“A empresa contrata o funcionário pagando aquele período pra ele produzir pra empresa e não pra ele resolver seus problemas pessoais”, diz Meiry Kamia .
Tem os comportamentos que prejudicam o desempenho no dia-a-dia: faltas, atrasos, conversas pessoais, uso abusivo da internet e do telefone.
Se algum amigo incomoda e liga toda hora, querendo conversar na hora do expediente, a dica é: “diz para o amigo que está trabalhando e que está em um projeto muito importante, não pode atender agora e, na hora do intervalo ou na hora do almoço, retorna a ligação”, sugere a consultora.
Na conversa que a consultora teve com os funcionários, nenhum deles admitiu que tivesse problemas de comportamento. Pelo contrário. O problema é com os coleguinhas. Aí é que está a questão. Um funcionário que tem mal comportamento também não sabe disso, ele acha que é normal. Aí que entra a empresa. Cabe a ela alertar esse funcionário.
Um mau comportamento pode acabar desestimulando outros trabalhadores. “Ela pode influenciar a pessoa. Fala eu estou dando tudo aqui, eu estou sendo uma pessoa comprometida e estou sendo tão valorizada quanto quem não é comprometido? Isso é muito ruim”, comenta a diretora de marketing Silvânia Sleiman.
Se você sentiu que tudo isso foi um recado pra você, então comece a mudar agora. As empresas preferem trabalhar com funcionários que sabem se relacionar do que com gênios problemáticos.
“Normalmente somos contratados pelas competências técnicas, que é tudo aquilo que listamos no currículo, mas somos demitidos pelo falta de competência comportamental. Quem realmente consegue crescer numa organização é porque, conscientemente ou não, acaba investindo nisso”, conclui Meiry Kamia. Fonte: Portal G1 / Jornal Hoje