Mais de 200 profissionais responderam a um detalhado questionário para a 1ª Pesquisa Sobre as Tendências da Auditoria Interna no País, com mais de 100 quesitos capazes de traçar um raio X qualitativo sobre o real estágio da profissão no Brasil. A metodologia do estudo segue os padrões das últimas três edições do levantamento que é feito entre a Protiviti EUA e o IIA - The Institute of Internal Auditors, principal entidade do setor no mundo.
A versão brasileira da pesquisa, realizada entre novembro de 2009 e abril de 2010, buscou identificar temas como a evolução do conhecimento técnico profissional; os avanços nos processos de auditoria interna; o alinhamento em relação às alterações nos padrões internacionais implementadas em 2009, e a avaliação de quais são as principais habilidades pessoais que necessitam de aprimoramento.
Os resultados revelam que 65% dos entrevistados com cargos de diretores, consideram a questão do ISO 27000 (Segurança da Informação) como um dos pontos que mais necessita ser melhorado entre os auditores internos no país. "Com a expansão dos canais de comunicação, as informações se espalham com enorme velocidade e as empresas tornam-se cada vez mais expostas. Conseguir atuar em ambientes seguros, ainda é um grande desafio para os profissionais", comenta Waldemir Bulla, sócio-diretor da Protiviti Brasil.
Sobre a adequação às mudanças implementadas pelo IIA Global nas normas em 2009, os entrevistados destacaram a necessidade de aperfeiçoamento em temas relacionados à Governança Corporativa e como a organização gerencia os riscos de fraude. "O Auditor Interno tem um papel fundamental na avaliação dos processos de gestão de risco e governo corporativo, incluindo a avaliação do risco de ocorrência de fraudes nas empresas", destaca Oswaldo Basile, Presidente do IIA Brasil.
Ainda em linha com a questão da segurança, cerca de 50% dos entrevistados enxergam que é preciso aprimorar as ferramentas de prevenção a fraudes, utilizando-se de programas tecnológicos mais eficientes.
Já com relação aos aspectos que envolvem habilidades pessoais, a pesquisa revela uma curiosidade: mais da metade dos auditores entende que planejamento estratégico e o fato de se apresentar melhor em público são aspectos relevantes para ascensão profissional. Fonte: Administradores.com.br