Tirar uma certificação requer muito estudo e aplicação, mas o resultado é compensador

Ser um profissional certificado em TI não deixa de ser sinônimo de facilidade em arrumar emprego na área. Muitas vezes, garante futuros bastante promissores, uma vez que o nível salarial no Brasil varia de R$ 4 mil (detentor de certificações básicas) a R$ 20 mil, se as qualificações forem mais avançadas. Mas é bom saber que nem tudo são flores.

Tirar uma certificação requer muito estudo sobre o assunto escolhido, passar por provas que não são nada fáceis e gastar dinheiro para isso. Como muitas delas são reconhecidas em todo o mundo e por grandes empresas, como Microsoft, IBM, Cisco, Oracle etc, o processo de qualificação é exigente. Geralmente, para conseguir uma certificação de nível, é necessário fazer entre cinco a 10 provas. O preço gira entre R$ 100 e R$ 500 cada, dependendo do
curso escolhido. No fim do processo, o interessado acaba gastando entre R$ 2 mil e R$ 5 mil para se formar, isso se for aprovado de primeira.

APOSTAS A boa notícia é que o retorno ao investimento é bem rápido. “O custo das minhas certificações ficou em torno de R$ 6 mil. Os programas da Red Hat, por se basearem em open source, são mais rápidos. Demorei só seis meses para obtê-las e garanto que, três meses depois de formado, já havia recuperado o valor do investimento”, informa o analista de infraestrutura e consultor de TI Cristiano Inácio Coutinho. Ele hoje trabalha no Grupo Algar Tecnologia, que comprou há alguns meses a empresa Synos, um centro de treinamento da Red Hat em Belo Horizonte. “Meu crescimento profissional foi muito rápido depois que obtive as certificações”, diz ele, que hoje trabalha também como instrutor dos cursos de certificação da empresa (Synos).

Se a grana está curta para investir uma boa dica é procurar cursos específicos em TI com preços mais acessíveis, mas que sejam reconhecidos pelo mercado. Escolha sempre as áreas que mais gosta, pois assim fica mais fácil superar os obstáculos. E à medida em que for avançando e recebendo diplomas, você vai abrindo oportunidades para conseguir um lugar no mercado de trabalho.

Depois de arranjar o primeiro emprego, bancar a certificação torna-se mais viável. Outro caminho, segundo o gerente de Estratégia e Programa de Canal da Microsoft Brasil, André Ruiz, é procurar entidades de ensino parceiras das grandes empresas de TI, que geralmente têm bolsas para tais cursos, ou empresas que necessitam de pessoal especializado em determinadas tecnologias e estão dispostas a apostar em profissionais bancando tal formação. “Devido à carência de boa mão de obra no mercado, há hoje muito mais empresas adotando essa estratégia do que se imagina”, afirma Ruiz.
  Fonte: Uai / Ciência e Tecnologia