Toda vez que a designer Renata Miwa, 21, contava a alguém algum projeto profissional, nada dava certo. “Agora, eu não conto mais nada sobre isso, exceto para minha mãe, uma pessoa de confiança”, diz. Muitos profissionais agem como ela: mantêm em segredo projetos profissionais e planos de carreira. Outros tantos contam, e em detalhes. Compartilhar projetos com amigos e, principalmente, com colegas de trabalho, contudo, é uma decisão que deve ser vista com cautela.
Os riscos
Por isso, Renata evita falar sobre seus planos principalmente a pessoas da mesma área profissional. “Às vezes, a pessoa quer o seu bem, mas ela também pode querer aquela vaga tanto quanto você”, acredita a designer.
Normalmente, e até inconscientemente, quando alguém conta os projetos que tem quer saber o que os outros pensam deles e, principalmente, espera incentivos e palavras positivas. Porém, o profissional que age assim pode ouvir pontos de vista contrários aos planos. E que no fim podem atrapalhar o percurso rumo àquele objetivo.
Renata sente isso. Para ela, ter de dar explicações a todo o momento sobre o andamento de determinado projeto atrapalha. Ela conta que, quando não fala a ninguém sobre algum processo pelo qual está passando ou sobre algum projeto, ela se sente mais calma. “É como se eu não tivesse de dar satisfação a ninguém se eu fracassar”, diz. “Fico mais leve, sem aquele peso da responsabilidade de suprir a expectativa das pessoas”.
Por outro lado, elogios demais podem manter o profissional satisfeito, fazendo ele esquecer o mais importante: dar andamento ao projeto.
Contando os planos
“O profissional pode falar sobre seus projetos com as pessoas que decidem os assuntos relacionados a esses projetos”, afirma a consultora de Recursos Humanos da Career Center, Marisa Silva.
Muitas vezes, esses planos de carreira incluem mudança de área dentro da própria empresa ou mudança de emprego. Nesses casos, explica Marisa, os líderes do departamento para onde o profissional quer ir e a pessoa responsável por aquela tão sonhada vaga devem saber o que o profissional quer.
Nos demais casos, a consultora recomenda o silêncio, principalmente com relação aos colegas da mesma área e do mesmo nível na hierarquia. “Se for um ambiente muito competitivo, de repente, esse profissional pode ter menos chance que os colegas se eles também se candidatarem à vaga”, acredita Marisa.
“Dentro da própria empresa, não se pode comentar sobre esses planos”, afirma o professor Soares. “Não é recomendado”, ressalta. A questão, diz o professor, é estratégica. No mercado de trabalho, nem tudo pode ser compartilhado. “Você conta a quem está acima de você e não a quem está ao seu lado ou abaixo”, recomenda.
“Quando você consulta alguém, você demonstra alguma vulnerabilidade”, diz Soares. A observação serve principalmente para os líderes. “O líder vai perdendo a noção de compartilhar porque isso pode demonstrar fraqueza”, afirma o professor. Para ele, quanto maior seu poder na hierarquia, mais solitário você fica.
Por isso, na hora de pensar em contar seus planos aos colegas de trabalho, analise antes se de fato as pessoas precisam saber sobre isso e se aquela pessoa a quem você quer contar seu segredo é de fato confiável.
Projetos definidos
Dizem os consultores que a vantagem de manter os planos em segredo é que os riscos de eles desviarem do caminho é menor. Afinal, ninguém vai dar “pitaco”. Contudo, não há projeto que se conclua com a falta de...projeto. “Os profissionais devem fazer um plano de carreira de fato”, ressalta Mariá.