O vice-presidente de operações internacionais do LinkedIn, Arvind Rajan, conversou com o Blog Carreiras nesta semana e deu uma lista de dicas para empresas e funcionários que queiram usar o site da melhor forma.
Segundo ele, o LinkedIn teve um crescimento expressivo no Brasil desde que lançou sua versão em português, em abril deste ano. À época, existia cerca de um milhão de usuários, hoje, quatro meses depois, o número de brasileiros conectados ao site foi duplicado, chegando a dois milhões.
As dicas parecem simples, mas, na avaliação de Rajan, são essenciais:
- Faça um perfil completo, não deixe faltando nenhuma informação. Neste perfil, coloque textos que contenham as palavras-chave para que outras pessoas e empresas o encontrem em uma busca. Deixe claras as suas especializações e o setor em que trabalha.
- Conecte-se com o maior número de pessoas e empresas que conseguir. Assim será mais fácil para você encontrar o que procura e, principalmente, ser encontrado. Conecte-se aos colegas de trabalho, à empresa e, se possível, aos concorrentes.
- Tente conseguir o máximo de recomendações possível. As recomendações, diz Rajan, são uma propaganda viral sobre seus serviços.
- Participe ativamente de grupos e fóruns de discussão. Muitas vezes os empregadores procuram por alguém que já tenha apontado boas soluções na rede.
- Nunca coloque mensagens pedindo para ser contratado, se oferecendo como um produto ou uma solução. Segundo Rajan, isso tem o efeito reverso. Fonte: UOL