O que fazer quando seu trabalho atual não lhe traz realização?

A busca pela realização no trabalho é o que motiva muitos profissionais a levantarem da cama todos os dias e enfrentarem as dificuldades na empresa. Constantemente recebo queixas de profissionais que, apesar de terem um bom trabalho, não se sentem plenos e realizados.

O que muito profissional deseja é ser reconhecido pelo seu trabalho, pela sua capacidade de realizar o que lhe foi confiado. A realização vem por meio das necessidades de cada indivíduo, é preciso estar satisfeito.

Por falar em necessidades, a de realização profissional se baseia na pirâmide de Maslow, que define um conjunto de cinco necessidades descritas de forma hierárquica em uma pirâmide. Começando da base, onde se encontram as necessidades mais básicas - as fisiológicas, depois a necessidade de segurança, social e de autoestima. E, no topo da pirâmide, a necessidade de autorrealização. Maslow explica que quando as necessidades mais baixas estão satisfeitas, logo passa para a camada superior, até chegar ao topo da pirâmide, onde está localizada a autorrealização.

A autoestima e o autoconhecimento são as bases para uma pessoa alcançar a realização, pois é por meio disso que o profissional irá saber o que é bom para si e quais os pontos que ele deve melhorar para alcançar seus objetivos sem nunca desistir de caminhar em direção ao seu crescimento pessoal e profissional.

Deixando as teorias motivacionais de lado, vamos à prática e para a realidade do seu dia a dia. Como saber, então, se realmente sou realizado na empresa?

Você só vai saber e alcançar essa tão desejada realização profissional se souber exatamente o que isso significa para você.

Já considerou que o significado de realização profissional para mim pode ser diferente de ser realizado para você? Conheço profissionais que a realização se baseia num salário atrativo, outros buscam experiência e conhecimento, outros benefícios que a empresa pode oferecer, outros buscam segurança e estabilidade, muitos simplesmente só querem ser reconhecidos e valorizados pelo trabalho que executam.

Por isso, não existe e nunca irá encontrar uma definição padrão para realização profissional. Ela está dentro de você. A palavra chave relacionada à realização é o autoconhecimento. O ser humano deve olhar para dentro de si de forma a enxergar e lapidar aquilo que ele tem como conceito de sucesso.

Isto significa que, antes de escolher trabalhar em uma empresa, a pessoa deve conhecer seus valores e crenças, de forma a conjugá-los com os da empresa. Apenas se houver identificação com os valores da organização é que se deve aceitar o trabalho, caso contrário nem arrisque, pois certamente ficará insatisfeito num curto espaço de tempo.

Vejo ainda alguns profissionais escolhendo o trabalho errado. Muitos acreditam que quando estão buscando um trabalho e uma empresa oferece uma vaga qualquer, deve aceitar imediatamente e se adaptar a todas as condições que a empresa exige, como se fosse a última oportunidade. Pautam suas escolhas no impulso, sem avaliar a organização. Acontece que as consequências certamente chegarão e, em pouco tempo, estará se queixando de que tem um trabalho bacana, mas que falta algo.

O profissional realizado enxerga propósito em suas tarefas, vê seu trabalho como uma forma de proporcionar crescimento pessoal, pois é por meio dele que irá desenvolver todo seu potencial e experimentar resultados extraordinários.

Agora, se atualmente está numa empresa que não tem nada a ver com seus valores, a dica é: aqueça seu currículo no mercado! Porém, antes de sair enviando seu currículo sem critérios, faça uma triagem das empresas que gostaria de trabalhar, pesquise seus valores e verifique se estão de acordo com os seus. Somente com valores congruentes você poderá experimentar a realização profissional.   Fonte: Emprego Certo