O que faz você crescer na carreira não é só sua competência, mas a habilidade de fazer com que o seu chefe, a empresa e o mercado comprem suas realizações

Você é um vendedor. Mesmo que trabalhe na área financeira, na engenharia ou no suporte tecnológico, você precisa usar, e provavelmente já usa, alguma técnica de vendas para defender seus argumentos diante do chefe. Para crescer na carreira, também é preciso demonstrar com clareza seus resultados e qualidades. De acordo com o consultor de carreira americano Donald Asher, autor do livro Quem É Promovido, Quem Não É e Por Quê (Editora Gente), a habilidade de vender suas realizações pessoais determina a imagem que seu chefe, sua empresa e o mercado fazem de você. Quando se é bem-sucedido nessa venda pessoal, o profissional cresce.

Já que vender faz parte do trabalho, a questão é como ser um vendedor eficiente. Para isso, é preciso incorporar algumas técnicas. “Todo executivo, de qualquer área, tem algum cliente e deve estar preparado para aplicar princípios de vendas”, diz o guru indiano Ram Charan. Há cinco pontos fundamentais que um vendedor de sucesso precisa reunir: atitude, habilidade de pensar como outra pessoa, persistência, criatividade e capacidade de reagir quando ouve um “não”. “Na hora da venda é preciso ter bons argumentos, usar a linguagem adequada, escolher o momento certo de passar a mensagem e, o que é fundamental, ter autoconfiança”, diz Marcos Hashimoto, consultor e coordenador do Centro de Empreendedorismo do Ibmec São Paulo.

As histórias dos nove personagens que você vai conhecer a partir da próxima página estão repletas dessas técnicas de venda. Com habilidade, eles emplacaram inovações, ergueram novos negócios, salvaram projetos e, principalmente, foram capazes de mostrar seus méritos e, assim, crescer. A reportagem da você s/a ouviu especialistas* de carreira e de vendas que apontam 39 caminhos para você vender melhor seus projetos, suas idéias e sua competência. Confira!

Faça parcerias consistentes
A Sony Ericsson, fabricante de telefones celulares, tem um aparelho, o Z320, que era considerado um sucesso de vendas. Everton Caliman, de 29 anos, gerente de produto responsável pelo modelo, achava que o aparelho poderia vender mais se fosse usado para conquistar um público que há anos estava no alvo da empresa: as crianças. Como o telefone vendia bem, Everton encontrou resistência entre os diretores, que temiam mexer em um produto vencedor. Everton foi atrás de operadoras de telefonia móvel e depois buscou a aprovação da Mattel, a dona das marcas infantis Barbie e Hot Wheels. Falou ainda com a C&A, que passou a ter exclusividade na venda dos aparelhos. Com todas as partes alinhadas, a Sony Ericsson aprovou a venda para crianças e o aparelho foi lançado. As vendas triplicaram. “Viramos um case global dentro da empresa e recebemos muitas consultas para mostrar como o processo foi conduzido”, diz Everton.
  Confira a matéria na íntegra: http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/ter-sucesso-vender-bem-522370.shtml   Fonte: Portal Você S/A 

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