Especialistas dão nove dicas para montar um perfil profissional no LinkedIn

O LinkedIn é uma rede de negócios utilizada por profissionais. Seu propósito é permitir que usuários registrados possam manter uma lista detalhada de contatos com outros usuários e empresas confiáveis. As pessoas dessa lista são chamadas de conexões.

Atualmente muitos candidatos a uma vaga de emprego já possuem um perfil profissional cadastrado na rede.
No Brasil, já existem cerca de 3 milhões de usuários.

A criação de um perfil na rede pode ser muito útil para os profissionais que buscam recolocação no mercado de trabalho e também para os que já possuem vínculo empregatício com uma empresa. No entanto, em ambos os casos, é preciso ter cautela e tomar alguns cuidados básicos para que o seu currículo virtual ganhe relevância.

“Devemos olhar o LinkedIn com foco totalmente profissional e não de uma rede de relacionamento pessoal. Por este motivo, é muito importante termos cuidados especiais com a construção do nosso perfil e com a forma de utilização do mesmo", afirma Andrea Bavier, gerente de recursos humanos da Luandre.

Andrea afirma que o perfil do candidato deve ser semelhante ao currículo profissional, porém, um pouco mais resumido. Aqueles que ainda não possuem experiência profissional devem descrever atividades acadêmicas como participação em palestras, grupos de estudo/pesquisa, monitoria acadêmica e atividades voluntárias.

A executiva elaborou, junto com a consultora de recursos humanos da Luandre, Flavia Egypto, nove dicas para criação de um perfil profissional eficiente e relevante. Confira:

 

Dicas para montar um perfil no LinkeIn
Interesses No campo de "interesses" liste apenas aqueles com objetivos profissionais.
Experiência Inclua no perfil as três últimas experiências profissionais. Mencione nome da empresa, cargo e período de atuação.
Atividades Descreva em tópicos suas atividades principais e “cases” de sucesso realizados nas empresas.
Foto Coloque uma foto em seu perfil (apenas de rosto). Lembre-se que o LinkedIn é para relacionamento profissional, portanto, sua foto deve ser seguir este mesmo conceito.
Idiomas Se possuir inglês fluente faça seu perfil em inglês, porém, disponibilize-o também em português.
Conexões Conecte-se apenas a grupos que sejam aderentes e compatíveis com sua trajetória profissional e/ou acadêmica.
Recomendações Se possível, tenha de 1 a 3 recomendações de profissionais que trabalharam com você e que ocuparam cargos relevantes nas empresas onde você trabalhou. Os que não possuem experiência podem obter uma recomendação de um professor ou orientador acadêmico.
Posts Não faça comentários de cunho pessoal. Publique apenas assuntos relacionados ao seu perfil profissional como divulgação de um curso, palestra ou evento.
Contato Seu e-mail para contatos não deve conter apelidos ou palavras pejorativas. Crie uma conta que contenha referências ao seu nome.

Fonte: Portal UOL / Empregos

 

COMENTÁRIOS