Os alunos têm acesso a uma gama de sofisticadas e elegantes ferramentas inclusas no iOS SDK, além de uma vasta gama de recursos do iOS Dev Center, estudantes participantes tem a oportunidade de criar aplicações inovadoras para iPad, iPhone e iPod Touch.
O Programa Universitário de Desenvolvimento iOS é um programa designado a instituições de ensino superior em busca da introdução do desenvolvimento iOS em seus currículos.
Dentre as iniciativas, encontram-se:
Time de Estudantes Desenvolvedores
O Programa Universitário de Desenvolvimento iOS permite que instrutores e professores criem um time de desenvolvedores de até 200 estudantes.
Recursos para desenvolvimento
Com uma gama de sofisticadas e elegantes ferramentas inclusas no iOS SDK, além de uma vasta gama de recursos do iOS Dev Center, estudantes participantes tem a oportunidade de criar aplicações inovadoras para iPad, iPhone e iPod Touch.
Teste em iPad, iPhone e iPod Touch
Estudantes podem testar e debugar suas aplicações utilizando o XCode graphical debugger, ou então coletar dados de performance em tempo real. Para ver seu trabalho em ação e garantir o funcionamento adequado, estudantes podem instalar diretamente suas aplicações em iPad, iPhone e iPod Touch.
Compartilhamento de Aplicações
O Programa Universitário de Desenvolvimento iOS permite que estudantes e professores de um mesmo time compartilhem suas aplicações em desenvolvimento para fins de avaliação.
Os alunos têm acesso irrestrito a todas as ferramentas de desenvolvimento tecnológico da Microsoft como Windows Client, Windows Server, Visual Studio, Visio, Project e SQL Server. A parceria possibilita ainda que os alunos participem anualmente do Students to Business (S2B), programa sob a forma de treinamento oferecido aos alunos como primeira capacitação ao mercado de trabalho.
Os cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação do UNIVEM mantém parceria acadêmica com a Microsoft visando promover as seguintes atividades, serviços e produtos aos discentes dos cursos:
Microsoft DreamSpark para Instituição Acadêmica
Acesso irrestrito a software Microsoft, tais como:
Windows Client, Windows Server, Visual Studio, Visio, Project e Sql Server
Para acessar as ferramentas Microsoft, o aluno deve entrar em:
http://aka.ms/devtoolsforteaching
Logar com sua própria conta da Microsoft e em seguida validar o acesso acadêmico utilizando o e-mail do Univem.
Students to Business
O programa Students to Business (S2B) é uma iniciativa da Microsoft Community destina-se a conectar clientes e parceiros Microsoft a alunos, de forma que estes consigam estágios e cargos de iniciantes. Ao participar desse programa, você aproveita a oportunidade única de obter aconselhamento, treinamento e certificação.
O UNIVEM realiza o S2B sob a forma de treinamento oferecido aos alunos, como forma de primeira capacitação ao mercado de trabalho. As trilhas aplicadas à instituição são Desenvolvimento de Software com C# e Infraestrutura com Windows Server.
Hackaton
Competição de desenvolvimento de Apps para Windows 8. Realizada no UNIVEM durante a Semana de TI.
Como preparação, é oferecido aos alunos um treinamento gratutito de desenvolvimento de Apps para Windows 8, bem como estimulada a participação do curso oficial no Microsoft Virtual Academy.
Apoio à Semana de TI
Anualmente, a Microsoft apoia a Semana de Ti do UNIVEM. Evento dedicado ao intercâmbio técnico-profissional entre estudantes e atuantes no mercado de trabalho.
A Microsoft oferece no evento palestras, minicursos e o Hackaton.
App Day
Dia dedicado ao desenvolvimento do primeiro aplicativo Windows 8. O UNIVEM oferece anualmente a infraestrutura e corpo docente para a realização deste evento Microsoft.
Trata-se de uma conferência com a Microsoft Brasil, onde são ensinados os conceitos e técnicas necessárias para a construção do primeiro App. Os alunos participam gratuitamente e obtém certificados oficiais da Microsoft.
A partir desta parceria, os alunos têm acesso a cursos relacionados a armazenamento de dados e computação em nuvem, seus elementos de arquitetura e desenhos de soluções. Os cursos disponíveis são: Information Storage Management, Cloud Infrastructure and Services, Backup Recovery Systems and Architecture e Data Science and Big Data Analytics.
O Univem, por meio dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, tem aliança acadêmica com a EMC, multinacional de TI líder mundial em produtos, serviços e soluções de Armazenamento de Informações e Cloud Computing.
O EMC Academic Alliance é um programa de colaboração entre escolas e universidades do mundo todo que foi criado para suprir as lacunas de habilidades oriundas do crescente volume e complexidade de dados. Esse aumento na criação de dados e a importância em armazená-los, protegê-los e gerenciá-los fez com que o armazenamento de informações se tornasse uma das principais funções de TI.
A partir desta parceria, os alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem têm acesso a cursos que não são baseados em produtos, mas sim em conceitos e tecnologias relacionadas a armazenamento de dados e computação em nuvem, seus elementos de arquitetura e desenhos de soluções. Os cursos disponíveis são:
Information Storage Management: Aborda os principais conceitos de Armazenamento e Gerenciamento de Informações, seus desafios e soluções, redes de armazenamento inteligentes, segurança e continuidade de negócios.
Cloud Infrastructure and Services: Cobre a implementação da nuvem e modelos de serviços, sua infraestrutura e as principais considerações durante a migração para computação em nuvem.
Backup Recovery Systems and Architecture: Curso sobre infraestrutura de Backup e Recovery de dados e conceitos e tecnologias usadas nesses ambientes.
Data Science and Big Data Analytics: Abordagem prática sobre as técnicas e ferramentas básicas necessárias para “Data Science” e “Big Data Analytics”.
As instituições participantes do Programa EMC Academic Alliance contam ainda com todo o material básico para ensino dos cursos, exercícios de laboratórios e provas, além de capacitação para seu professores, tudo sem qualquer custo. Os alunos ainda estão elegíveis a cupons de 90% de desconto para as provas da certificação EMC Proven Professional Associate Level para cada um dos cursos.
Plataforma de Data Science que disponibiliza cursos de Linguagem R, Python, Data Visualization e infraestrutura para desenvolvimento de aplicações de Machine Learning em ambientes de Data Science.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo. Alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação conquistam anualmente bolsas de fomento à pesquisa.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a FAPESP está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo.
Com um orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, a FAPESP apóia a pesquisa e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.
O UNIVEM conquista anulamente bolsas de fomento a pesquisa.Segue alguns exemplos de alunos dos cursos de Bacharelado e Ciencia da computação e Bacharelado em Sistemas de Informação do UNIVEM contemplados:
- Helder Jefferson Ferreira da Luz
- Rogério Aparecido Campanari Xavier
- Cleverson Abreu Teotonio
- Fernando Yokota Marques
- Caio Saraiva Coneglian
Como órgão de fomento à pesquisa, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, compete ao CNPq participar na formulação, execução, acompanhamento, avaliação e difusão da Política Nacional de Ciência e Tecnologia. Alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação têm conquistado anualmente bolsas CNPq (PIBIC e PIBITI).
Como órgão de fomento à pesquisa, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), compete ao CNPq participar na formulação, execução, acompanhamento, avaliação e difusão da Política Nacional de Ciência e Tecnologia, especialmente:
O UNIVEM tem conquista apoio do CNPq em projetos voltados a realização de eventos de expressividade nacional como CITOS (Congresso de Inovação com Tecnologias Open Source) e Congresso de Pesquisa Científica da região de Marilia (organizado pelo UNIVEM)
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC
Finalidade: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC, é um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e iniciação à pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior.
Objetivos Gerais:
- contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
- contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional; e
- contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI
Finalidade: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI visa estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.
Objetivos Gerais
-Contribuir para a formação de recursos humanos para atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
-Contribuir para o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação.
-Contribuir para a formação de recursos humanos que se dedicarão ao fortalecimento da capacidade inovadora das empresas no País.
Segue alguns exemplos de alunos dos cursos de Bacharelado e Ciencia da computação e Bacharelado em Sistemas de Informação do UNIVEM comtemplados:
- Eduardo Arakaki
- Allan Mariano de Souza
- Cleverson Abreu Teotonio
- Renan Avansi Marques
- Thales Seiti Sakano Machado
- Fábio Rodrigues Jorge
- Alexandre Ingles da Silva
- Guilherme Rodrigues Bilar
- Luan Cardoso dos Santos
- Jessica Oliveira de Souza
- Natália Pereira de Oliveira
- Danilo Maciel
Os alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação têm acesso às bases de artigos de conferências e periódicos eletrônicos especializados da IEEEXplore (IEEE) e ACM Digital Library (ACM).
Sediada no campus do Univem, a entidade mantém parceria com os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, no apoio aos eventos promovidos: Semana de Tecnologia da Informação, Olimpíada de Informática para Alunos do Ensino Médio, Startup Pitch Day e Maratona de Programação. Além disso, com a proximidade com as empresas de TI, os alunos têm acesso as principais oportunidades de estágio e vagas no mercado de trabalho de Marília e região.
A ASSERTI (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação) é uma entidade que congrega mais de 60 empresas de TI de Marília e Região.
Sediada no campus do Univem, a entidade mantém parceria com os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, no apoio aos eventos promovidos pelo curso como: Semana de Tecnologia da Informação, Olimpíada de Informática para Alunos do Ensino Médio, Startup Pitch Day, Maratona de Programação, entre outros.
Além disso, com a proximidade com as empresas de TI, os alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação têm acesso as principais oportunidades de estágio e vagas no mercado de trabalho.
O convênio firmado entre o Univem e a ASSERTI ainda garante bons descontos para os profissionais que atuam no setor de TI nas empresas da ASSERTI e pode ser a oportunidade que eles estavam esperando para fazer ou concluir o curso superior ou a pós-graduação numa instituição de qualidade comprovada pelo mercado.
Confira o site da entidade: www.asserti.org.br.
O Tray Labs é um laboratório de inovação mantido pela Locaweb no campus do Univem em parceria com os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação. É um centro de inovação que oferece oportunidades de estágio e capacitação aos alunos para as principais tecnologias preparando-os para o mercado de trabalho.
O Tray Labs é um laboratório de inovação mantido pela Locaweb no campus do Univem em parceria com os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.
O laboratório é um centro de inovação que visa capacitar alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação para as demandas do setor tecnológico e prepará-los para o mercado de trabalho.
O BVTec é um centro de inovação, fruto da parceria entre a Boa Vista Serviços e o Univem, instalado no campus do Univem, oferece condições propícias para o desenvolvimento de projetos de inovação e tecnologia, apoiando o crescimento do negócio da empresa em sinergia com o ambiente universitário e permite que os alunos dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação tenham acesso a oportunidades de atuar profissionalmente num ambiente de alta tecnologia e inovação ainda no decorrer da sua formação.
Para que o empreendedorismo aconteça é preciso que os alunos encontrem todas as condições favoráveis para colocar suas ideias em prática, ou seja, transformar visões de futuro e projetos em empresas de sucesso.
Para que o empreendedorismo aconteça é preciso que os alunos encontrem todas as condições favoráveis para colocar suas ideias em prática, ou seja, transformar visões de futuro e projetos em empresas de sucesso.
Um dos grandes diferencias do Univem, além do excelente quadro docente, é a incubadora de empresas, mantida em parceria com o SEBRAE e com a Prefeitura Municipal de Marília. Somos a única instituição de ensino superior do estado que conta com duas unidades de incubadora de novos negócios.
Com o foco em empresas de tecnologia, muitas empresas de sucesso atualmente no cenário brasileiro começaram suas atividades no CIEM fundadas por ex-alunos do Univem: Tray/Buscapé, Bcash (Buscapé Company), Atual Sistemas, COMBR, Consistrans, Emporium Digital, Interfocus, Transconect, TPC/BVTec, Persys, Vertical 3W, Best Code, entre outras.
No CIEM, os alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação encontram um ambiente propício para apoiar os projetos inovadores que podem ser empreendidos que surgem durante o curso em disciplinas, estágios, iniciação científica e TCC.
Em parceria com a SBC (Sociedade Brasileira de Computação), os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação promovem anualmente a fase regional da Maratona de Programação.
Em parceria com a SBC (Sociedade Brasileira de Computação), os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação promovem anualmente a fase regional da Maratona de Programação.
As etapas regionais da Maratona selecionam os participantes da final brasileira. Os times vencedores desta última etapa, por sua vez, representarão o país na final mundial do International Collegiate Programming Contest – ICPC (http://icpc.baylor.edu), competição de programação promovida em todo o mundo pela Association for Computing Machinery (ACM).
Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação promovem durante o ano, treinamento específico para os alunos que queiram participar da competição e esses alunos são selecionados para participar da Maratona, por meio de uma competição interna que seleciona as equipes que disputam a fase regional.
Mais informações em: http://compsi.univem.edu.br/maratona-de-programacao
- Apoio a eventos
A SBC com frequência apoia os eventos realizados no UNIVEM, tais como: Semana de Tecnologia da Informação, Congresso de Inovação em Tecnologias Open Source, Olimpíada de Informática, Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, dentre outros.
- Delegacia Regional
O UNIVEM conta com um Delegado Regional frente à SBC, na figura do coordenador dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação
O Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) é uma associação sem fins lucrativos, em operação desde de 1999, com linhas de ação reconhecidas nacional e internacionalmente, tornando-o um pólo de referência mundial dedicado ao desenvolvimento e inovação em tecnologias avançadas.
O Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) é uma associação sem fins lucrativos, em operação desde de 1999, com linhas de ação reconhecidas nacional e internacionalmente, tornando-o um pólo de referência mundial dedicado ao desenvolvimento e inovação em tecnologias avançadas.
O LSI-TEC é um elo entre a sociedade e as instituições científicas de excelência, promovendo a aplicação do conhecimento em tecnologia
avançada, para gerar produtos, serviços e sistemas mais competitivos e de maior valor agregado, que aumentam a competitividade da indústria brasileira.
Regido pelo Estatuto Social, o LSI-TEC exerce atividades de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação, credenciados pelo CATI e preenchendo os requisitos estabelecidos pelo Decreto 3.800/2001.
As atividades de pesquisa e desenvolvimento de projetos do LSI-TEC é realizada por intermédio de laboratórios com competências tecnológicas específicas e equipes de colaboradores, com formação no país e no exterior.
Os laboratórios de desenvolvimento de projetos do LSI-TEC estão localizados nas cidades de São Paulo e Salvador.
- Laboratório de Ensaios e Auditoria (LEA)
- IC Design House
- Laboratório de TV Digital
- Laboratório de Realidade Virtual e Caverna Digital
- Laboratório Cidade Universitária
- Laboratório de Desenvolvimento de Software de Celulares
- Laboratório Nordeste
Atividades da parceria:
- Tranferência Tecnológica
- Formação de pessoas (Estágio remunerado)
- Desenvolvimento de projetos de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento)
- Participação em eventos
- Participação conjunta em editais de fomento a pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Projeto em andamento: Assinador Digital ICP-Brasil
Resumo: Pesquisar, especificar e implementar um software capaz de realizar operações criptográficas relacionadas à assinatura digital no padrão ICP-Brasil conforme definido nos seguintes documentos: DOC-ICP-15, DOC-ICP-15.01, DOC-ICP-15.02 e DOC-ICP-15.03. O usuário poderá assinar digitalmente documentos eletrônicos e verificar as assinaturas presentes em um documento assinado digitalmente. As assinaturas digitais produzidas pela aplicação de Assinatura Digital são derivadas dos padrões CMS Advanced Electronic Signature (CAdES).
Alunos envolvidos atualmente
- Allan Mariano de Souza
- Luan Cardoso dos Santos
- Guilherme Rodrigues Bilar
- Danilo Maciel
Alunos que já participaram
- Cleverson Abreu Teotonio
- Éttore Leandro Tognoli
- Leandro Yukio Mano Alves
Os cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação mantém uma parceria acadêmica com o laboratório WINDIS visando a colaboração bilateral para a execução de projetos de pesquisa em áreas de atuação comum ao COMPSI, tais como Visualização Interativa de Informações e Arquiteturas e Desenvolvimento de Sistemas Complexos.
O Laboratório Windis (ex-LRVNet) foi criado em 1996 e centra-se na pesquisa e desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de computação ubíqua (redes de sensores sem fio, modelagem e interpretação de contexto) e simulação interativa distribuída (ferramentas e técnicas de modelagem de simulação de treinamento, ferramentas interativas para visualização e colaboração). A integração das simulações e redes móveis em sistemas dinâmicos orientados a dados (DDDAS) é outro foco de investigação. As principais áreas de aplicação incluem a gestão de emergências, segurança e infra-estrutura crítica de segurança e educação a distância.
Os cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação mantém uma parceria acadêmica com o laboratório WINDIS visando a colaboração bilateral para a execução de projetos de pesquisa em áreas de atuação comum ao COMPSI, tais como Visualização Interativa de Informações e Arquiteturas e Desenvolvimento de Sistemas Complexos.
Tal parceria inclui as seguintes atividades:
- Intercâmbio de pesquisadores para cursos e palestras;
- Desenvolvimento de pesquisas inovadoras e complementares;
- Fomento ciêntífico aos alunos de iniciação científica;
- Suporte à pesquisa de pós-graduação na instituição parceira;
- Produção bibliográfica em conjunto entre pesquisadores dos dois laboratórios;
Atividades da parceria:
- Desenvolvimento de projetos de pesquisa em conjunto;
- Desenvolvimento de artigos científicos para publicação em eventos e periódicos;
- Participação em eventos;
- Formação de estudantes de graduação e mestrado.
Projeto em andamento:
Desenvolvimento de sistema de gerenciamento de emergências para a melhoria da consciência situacional de operadores da polícia. Inteligência capaz de monitorar ambientes reais, coletar dados de múltiplas fontes, integrá-los e representá-los para gerar informações significativas para a tomada de decisão militar. Utilizando este sistema, o operador é capaz de entender os eventos que acontecem no ambiente e projetar melhores táticas para o atendimento de uma emergência. Neste projeto são abordadas áreas como: fusão de dados, banco de dados, gestão da informação, processamento de imagens, redes de sensores sem fio, processamento de linguagem natural, visualização de informações e interação humano-computador.
Professores envolvidos:
- Allan Cesar Moreira Oliveira
- Regina Borges de Araújo (UFSCar)
Alunos envolvidos:
- Valdir Amâncio Pereira Junior
- Matheus Ferraroni Sanches
- Natália Pereira Oliveira
Ex-alunos envolvidos:
- Caio Saraiva Coneglian
- Jéssica Oliveira de Souza
O Sebrae em parceria com o Univem e a Prefeitura de Marília mantém o Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), essa parceria permite que os alunos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação encontrem um ambiente propício para apoiar os projetos inovadores que podem ser empreendidos que surgem durante o curso em disciplinas, estágios, iniciação científica e TCC.
O UNIVEM é credenciado MCTI e homologado pelo CATI (Comitê da Área de Tecnologia da Informação) como Instituição de Ensino de Pesquisa e Desenvolvmento desde 2006.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) foi criado pelo Decreto 91.146, em 15 de março de 1985, concretizando o compromisso do presidente Tancredo Neves com a comunidade científica nacional. Sua área de competência está estabelecida no Decreto nº 5.886, de 6 de setembro de 2006. Como órgão da administração direta, o MCTI tem como competências os seguintes assuntos: política nacional de pesquisa científica, tecnológica e inovação; planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades da ciência e tecnologia; política de desenvolvimento de informática e automação; política nacional de biossegurança; política espacial; política nuclear e controle da exportação de bens e serviços sensíveis.
Com a incorporação das duas mais importantes agências de fomento do País – a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e suas unidades de pesquisa – o Ministério da Ciência e Tecnologia passou a coordenar o trabalho de execução dos programas e ações que consolidam a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo dessa política é transformar o setor em componente estratégico do desenvolvimento econômico e social do Brasil, contribuindo para que seus benefícios sejam distribuídos de forma justa a toda a sociedade.
O UNIVEM é credenciado MCTI e homologado pelo CATI (Comitê da Área de Tecnologia da Informação) como Instituição de Ensino de Pesquisa e Desenvolvmento desde 2006. O último projeto desenvolvido com beneficio da "lei de informática" para processo produtivo básico (PPB) foi realizado com a empresa RCG de Garça/SP. Foram envolvidos professores, alunos e ex-alunos no projeto. A seguir descata-se o projeto desenvolvido.
EXPOSEC 2013 – International Security Fair. Em parceria com o COMPSI/Univem, a empresa RCG apresentou em seu stand uma tecnologia de interação e visualização que possibilitou aos visitantes conhecer de forma mais realista seus produtos e sua unidade fábril.
A tecnologia permitiu que os visitantes do stand pudessem interagir com os produtos da empresa em modelos 3D, tornando mais rico o conhecimento das características dos produtos produzidos pela empresa.